sábado, 24 de setembro de 2011


Encontro debate políticas voltadas para a Juventude

A bancada de parlamentares jovens de Mato Grosso participou de uma mesa redonda

Volney Albano / Assessoria Seduc-MT

Encontro debate políticas voltadas para a Juventude
de discussões sobre a politização da juventude e a construção de políticas públicas para o ensino médio. A atividade ocorreu pela manhã de terça-feira (22/09), no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, durante o 2º Encontro da Juventude, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


Ana Cristina Almeida de 18 anos e Laura Delgado (17), representantes de Mato Grosso no Parlamento Juvenil do Mercosul e no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), respectivamente, relataram aos 100 jovens presentes, o trabalho que elas desenvolvem em seus mandatos. A mesa também contou com contribuição de Raviano Coelho de 18 anos da Escola Estadual Antonio Gomes Primo, de São José do Xingu, Deputado Federal Jovem eleito.


A deputada Laura contou que foi eleita em 2010, quando ainda cursava o Ensino Médio na Escola Estadual Liceu Cuiabano, na capital. Na ocasião, “elaborei um Projeto de Lei que dispõe sobre o acompanhamento, social, profissional e educacional dos jovens brasileiros por meio da contratação e implantação do trabalho de psicopedagogos nas escolas”, contou.


Ela informou que o Brasil possui 77 deputados jovens. Disse ainda que em 2010, no período que participou em Brasília das sessões da Câmara, oito projetos foram aprovados. “Dentre eles o que eu apresentei”, citou a estudante que hoje cursa o Ensino Superior.


Durante o mandato de um ano ela atuou junto com a Seduc na realização de atividades e encontros com jovens estudantes com o intuito de motivá-los a participarem dos processos democráticos e políticos de seus municípios, Estado e país. O cargo da deputada será ocupado no próximo ano por Raviano Coelho. Ele viaja no domingo (25.09) à Brasília onde deve tomar posse na segunda-feira.



Raviano foi eleito em agosto mediante apresentação de PL que trata sobre Produção Agrícola de Maneira Sustentável. O projeto do jovem foi escolhido pela Comissão Organizadora do Parlamento Jovem da Câmara dos Deputados dentre três PLs selecionados pela Seduc.



Integração

Eleita em 2010 para mandato de dois anos, Ana Cristina explicou todos os passos dados por ela até sua eleição bem como as ações que já esta desenvolvendo. Ela representa Mato Grosso na primeira edição do Parlamento Juvenil do Mercosul, composto por representantes dos países membros: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e convidados Colômbia e Bolívia.

“Fiquei sabendo sobre o processo de escolha dos parlamentares através do site da Seduc. Em seguida conversei com uma professora da Escola Estadual Angelita Mazutti, em Campos de Júlio, onde estudava e decidimos fazer a divulgação do projeto na unidade. Nesse período elaborei uma redação dentro da temática do concurso que era: ‘Qual o Ensino Médio que Queremos’. Minha redação foi escolhida na escola e ficou entre as três eleitas no Estado”, disse Ana Cristina.


A estudante conta que 100 jovens de todo o país participaram na capital federal da primeira fase do concurso. Deste total, 27 (um de cada Estado) foi eleito para representar o país nos eventos internacionais do Mercosul. “Já participamos de eventos em: Foz do Iguaçu, Bertioga e Rio de Janeiro. Na etapa de Brasília elaboramos a declaração nacional sobre o Ensino Médio que nós queremos. Entregamos esse documento à presidência do Parlamento do Mercosul, em evento realizado em Montevidéu no começo deste ano, que contou com a participação de 80 jovens dos países membros e convidados”, contou.



Interesse


Para o estudante Felipe Benedetti (15) da Escola Estadual 29 de Novembro, em Tangará da Serra, a exposição dos três parlamentares contribuiu para despertar o interesse dos jovens pela participação nesses programas. “Muitas vezes reclamamos dos políticos, porém eles (deputados jovens) mostraram que para mudarmos o que há de errado onde vivemos temos que participar”, disse ao ressaltar que pretende se candidatar ao PJB em 2012.




VOLNEY ALBANO

Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário